Friday (Portuguese)

Posted in Event Coverage

By Sideboard Staff

Para o contigente português a luta começava na Sexta-feira com o Gateway para os Masters. O formato era Invasion Block Constructed e para além do óptimo resultado do Frederico Bastos em Toquio havia também as recentes listas do Grand Prix Moscovo para encorajar os portugueses.

Infelizmente não correu nada bem e só o Rui Mariani é que sobreviveu para ver a segunda ronda acabando por perder nessa mesma ronda.

O segundo dia, primeiro do Pro Tour comecou duma maneira arrasadora com sete derrotas na primeira ronda. Dos portugueses apenas o Helder Coelho ganhou a primeira ronda, contra o americano Ben Rubin. O Renato Graça teve uma estreia bastante complicada apanhando logo na primeira ronda o prestigiado Justin Gary.

Se a saída do draft a expectativa era grande a primeira ronda serviu mesmo de aviso que o Pro Tour tem um nível bastante elevado e que não perdoa o menor erro ou falha quer no draft ou na ronda em si. A segunda e terceira ronda foram bem mais positivas com os jogadores agora mais calma a conseguirem óptimos resultados.

O Rui Mariani derrotou, com bastante contundência, o Mike Long, e o Helder Coelho venceu contra o recente vencedor do Grand Prix Colónia. Na área do Feature Match, e pela primeira vez para um português, o Frederico Bastos ganhou ao campeão europeu Noah Boeken num jogo que tive a sorte de fazer cobertura para a Sideboard.

Se a terceira ronda, em que só o Manuel Faustino perdeu, dava esperança de um final de dia positivo para os portugueses a fatídica ronda quatro demoliu de novo o moral e as esperanças. O Tiago Chan perdeu contra o Franck Canu e o Helder Coelho contra o jogador do ano, Bob Maher. Estes foram apenas os dois jogos com nomes mais cotados mas os oito portugueses perderam na quarta ronda.

A quinta ronda, no entanto, correu muito melhor e colocou e o Rui Mariani e Helder Coelho ganharam as respectivas rondas para ficarem 3-2. Tinham portanto ainda mais duas rondas em que uma única victoria os qualificava para o segundo dia. O Luis Sousa beneficiou dum bye para descansar um pouco e os outros quatro perderam.

A sexta ronda qualificou dois portugueses, o Frederico e o Helder. O Luis Sousa e o Manuel Faustino ganharam também este último ao Craig Jones. Quem também fez mais três pontos foi o Renato Graça mas fez da maneira mais simples: através dum bye. O Frederico Bastos ganhou também esta ronda para ficar 3-2 apenas a uma victoria do segundo dia.

A última ronda tinha como ponto central o jogo do Rui Mariani que se ganhasse qualificava-se para o segundo dia. O adversário já não se podia qualificar mas mesmo assim jogou a ronda, que se alongou muito, e acabou por ganhar impedindo assim o terceiro português de se qualificar para Sábado.

O Hugo Machado aproveitou a última ronda para derrotar o Jim Herold, que já antes tinha perdido contra o Helder Coelho. Por falar no Helder voltou a apanhar um nome grande na última ronda, Stephan Valkyser com quem acabou por perder. Quem também ganhou na última ronda foram o Frederico Bastos, Manuel Faustino e o Tiago Chan. Entre os derrotados destaca-se o Renato Graça que perdeu com o Christian Luhrs.

No final do primeiro dia os resultados são:

Frederico Bastos: 4-3
Helder Coelho: 4-3
Renato Graça: 3-4
Rui Mariani: 3-4
Tiago Chan: 3-4
Hugo Machado: 3-4
Manuel Faustino: 2-5
Luis Sousa: 2-5

Latest Event Coverage Articles

December 19, 2019

Grand Prix Oklahoma City 2019 Final Standings by, Wizards of the Coast

Rank Player Points Prize Money 1 Carlson, Matt [US] 37 $6,000 2 Foreman, Matt [US] 37 $3,000 3 Cole, Conor [US] 36 $1,500 4 Majlaton, Alex [...

Learn More

December 11, 2019

Grand Prix Brisbane 2019 Final Standings by, Wizards of the Coast

Rank Player Points Prize Money 1 Gibson, Kyle [AU] 36 $6,000 2 Yeh, Chih-Cheng [TW] 37 $3,000 3 Thompson, Chris [AU] 37 $1,500 4 Lee, Anthon...

Learn More

Articles

Articles

Event Coverage Archive

Consult the archives for more articles!

See All