Friday (Portuguese)

Posted in Event Coverage

By Sideboard Staff

Para o contigente português a luta começava na Sexta-feira com o Gateway para os Masters. O formato era Invasion Block Constructed e para além do óptimo resultado do Frederico Bastos em Toquio havia também as recentes listas do Grand Prix Moscovo para encorajar os portugueses.

Infelizmente não correu nada bem e só o Rui Mariani é que sobreviveu para ver a segunda ronda acabando por perder nessa mesma ronda.

O segundo dia, primeiro do Pro Tour comecou duma maneira arrasadora com sete derrotas na primeira ronda. Dos portugueses apenas o Helder Coelho ganhou a primeira ronda, contra o americano Ben Rubin. O Renato Graça teve uma estreia bastante complicada apanhando logo na primeira ronda o prestigiado Justin Gary.

Se a saída do draft a expectativa era grande a primeira ronda serviu mesmo de aviso que o Pro Tour tem um nível bastante elevado e que não perdoa o menor erro ou falha quer no draft ou na ronda em si. A segunda e terceira ronda foram bem mais positivas com os jogadores agora mais calma a conseguirem óptimos resultados.

O Rui Mariani derrotou, com bastante contundência, o Mike Long, e o Helder Coelho venceu contra o recente vencedor do Grand Prix Colónia. Na área do Feature Match, e pela primeira vez para um português, o Frederico Bastos ganhou ao campeão europeu Noah Boeken num jogo que tive a sorte de fazer cobertura para a Sideboard.

Se a terceira ronda, em que só o Manuel Faustino perdeu, dava esperança de um final de dia positivo para os portugueses a fatídica ronda quatro demoliu de novo o moral e as esperanças. O Tiago Chan perdeu contra o Franck Canu e o Helder Coelho contra o jogador do ano, Bob Maher. Estes foram apenas os dois jogos com nomes mais cotados mas os oito portugueses perderam na quarta ronda.

A quinta ronda, no entanto, correu muito melhor e colocou e o Rui Mariani e Helder Coelho ganharam as respectivas rondas para ficarem 3-2. Tinham portanto ainda mais duas rondas em que uma única victoria os qualificava para o segundo dia. O Luis Sousa beneficiou dum bye para descansar um pouco e os outros quatro perderam.

A sexta ronda qualificou dois portugueses, o Frederico e o Helder. O Luis Sousa e o Manuel Faustino ganharam também este último ao Craig Jones. Quem também fez mais três pontos foi o Renato Graça mas fez da maneira mais simples: através dum bye. O Frederico Bastos ganhou também esta ronda para ficar 3-2 apenas a uma victoria do segundo dia.

A última ronda tinha como ponto central o jogo do Rui Mariani que se ganhasse qualificava-se para o segundo dia. O adversário já não se podia qualificar mas mesmo assim jogou a ronda, que se alongou muito, e acabou por ganhar impedindo assim o terceiro português de se qualificar para Sábado.

O Hugo Machado aproveitou a última ronda para derrotar o Jim Herold, que já antes tinha perdido contra o Helder Coelho. Por falar no Helder voltou a apanhar um nome grande na última ronda, Stephan Valkyser com quem acabou por perder. Quem também ganhou na última ronda foram o Frederico Bastos, Manuel Faustino e o Tiago Chan. Entre os derrotados destaca-se o Renato Graça que perdeu com o Christian Luhrs.

No final do primeiro dia os resultados são:

Frederico Bastos: 4-3
Helder Coelho: 4-3
Renato Graça: 3-4
Rui Mariani: 3-4
Tiago Chan: 3-4
Hugo Machado: 3-4
Manuel Faustino: 2-5
Luis Sousa: 2-5

Latest Event Coverage Articles

December 4, 2021

Innistrad Championship Top 8 Decklists by, Adam Styborski

The Innistrad Championship has its Top 8 players! Congratulations to Christian Hauck, Toru Saito, Yuuki Ichikawa, Zachary Kiihne, Simon Görtzen, Yuta Takahashi, Riku Kumagai, and Yo Akaik...

Learn More

November 29, 2021

Historic at the Innistrad Championship by, Mani Davoudi

Throughout the last competitive season, we watched as Standard and Historic took the spotlight, being featured throughout the League Weekends and Championships. The formats evolved with e...

Learn More

Articles

Articles

Event Coverage Archive

Consult the archives for more articles!

See All